terça-feira, 14 de julho de 2015

Viva Mais!!!


Como colorir sua alimentação com o código das cores
Por *Dr David Heber, PhD


Na Antiguidade, os seres humanos tinham que se alimentar de muitas frutas e hortaliças para extrair as valiosas calorias necessárias à sobrevivência. Hoje, com a grande oferta de alimentos, temos que controlar a ingestão de calorias para não consumi-las em excesso. Basta uma pequena porção de alimentos processados ou guloseimas, como amendoim com cobertura de chocolate, batata frita ou biscoito recheado para fornecer mais calorias do que duas ou mais xícaras de muitas hortaliças, e o valor energético gasto indo da cozinha até o sofá é mínimo.

Nem todas as frutas e hortaliças têm funções semelhantes. Possuem propriedades singulares que fornecem combinações de substâncias com consequências únicas no organismo humano. A luteína e a zeaxantina, encontradas no espinafre, milho e outros vegetais amarelos e verdes folhosos, concentram-se na retina e no cristalino, onde são associadas ao menor risco de catarata e degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual,devido a danos na retina).

Portanto, a mera ingestão de algumas porções diárias de frutas e hortaliças pode não garantir que estamos ingerindo quantidade suficiente das diferentes substâncias necessárias para estimular o metabolismo do orgarnismo.

Muitas vezes, meus pacientes me perguntam o que significa “uma porção”. Para mim, a regra é: metade de uma xícara de chá de hortaliça ou fruta cozida ou uma xícara de chá de hortaliça ou fruta crua. Você deve ingerir, no mínimo, cinco porções ao dia desses alimentos para garantir os nutrientes necessários para ter uma saúde plena.

Sistema do código de cores:

Grupo vermelho: produtos à base de tomate.

Grupo vermelho/roxo: suco de uva (100%), frutas vermelhas, pimentão, repolho roxo.

Grupo laranja: cenoura, abóbora, manga, melão cantalupo, damasco.

Grupo laranja/amarelo: laranja, tangerina, mamão, abacaxi, nectarina, pêssego.

Grupo laranja/verde: espinafre, couve, abacate, nabo, pimentão verde, melão.

Grupo verde: brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor.

Grupo branco/verde: cebola, alho.

*David Heber, M.D., Ph.D., F.A.C.P., F.A.C.N.


0 comentários:

Postar um comentário