quarta-feira, 15 de julho de 2015

Memória em dia!!!














Saúde para o cérebro!!!

Dr Gary small

Embora possa parecer estranho para alguns sugerir que um alimento pode afetar o nosso humor, na realidade, o nosso cérebro é apenas um órgão como qualquer outro do corpo e precisa de nutrientes específicos, a fim de mantê-lo funcionando em plena forma. A maioria das pessoas não tem conhecimento do papel dos alimentos sobre o nosso humor. Influências externas podem afetar o nosso humor até certo ponto, mas os efeitos sobre nossos sentimentos e emoções podem ser rastreados pelas reações químicas no cérebro.

Embora cada indivíduo tenha uma bioquímica única, certamente existem maneiras de você melhorar seu humor antes de recorrer à medicação. Endorfinas, por exemplo, são produzidas, em parte, através da transformação dos alimentos. Quando são liberadas no corpo, causam uma sensação de bem estar. Portanto, é realmente possível elevar os níveis dessas substâncias no cérebro comendo alimentos que contenham uma determinada combinação de nutrientes que são conhecidos por desencadear ou estimular esses hormônios.

Além disso, evite os alimentos relacionados ao humor que são carregados de gordura, açúcar e álcool. Eles não vão só arruinar sua dieta, mas também trabalhar para aumentar seu nervosismo e ansiedade.

Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar seu humor sem comprometer sua dieta:

Peixes marinhos e frutos do mar: a serotonina, uma das principais substâncias do cérebro que atuam na sensação de bem estar, é reforçada pelo ômega-3, encontrado em peixes e frutos do mar. Recomenda-se consumir peixes oleosos duas a três vezes por semana.

Chocolate: o desejo por chocolate tem uma explicação. As propriedades do chocolate relacionadas à melhora do humor agora são fatos comprovados por pesquisadores. Porém, deve ser consumido com moderação. Prefira os chocolates com maior teor de cacau.

Alimentos proteicos com baixo teor de gordura: como clara de ovo e queijo cottage com baixo teor de gordura, são ricos em tirosina, um aminoácido que é essencial na produção de substâncias químicas relacionadas ao humor.

Gorduras saudáveis: como as encontradas no azeite de oliva e abacate, podem ajudar a evitar o mau humor. Abacates contém ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado ômega-9, que ajuda na produção de seretonina.

Escolher bem os alimentos e moderação são fundamentais para manter o peso e o humor em dia!



0 comentários:

Postar um comentário